segunda-feira, agosto 19, 2024


Andrew Scott, Tio Vânia, Pentesileia


Estou apaixonado pelo Andrew Scott. Essa forma totalmente latina de me expressar me parece fazer total sentido. Depois de vê-lo no (por mim) muito esperado All of us strangers, um filme lindo com um final pavoroso, e me impressionar muitíssimo com a expressividade dos seus olhos pretos, me dei conta de que já o conhecia de Fleabag, uma minissérie em que ele faz um padre na segunda temporada. Uma minissérie muito boa, diga-se de passagem, cuja segunda temporada é um encanto de delicada e profunda. 

Hoje foi a vez da adaptação de Chekhov, Vanya, em que ele interpreta todas as sete personagens sozinho no palco. Lindíssima atuação, cheia de nuances e momentos de extrema emoção e comoção, mesmo, as expectativas criadas pelos muitos elogios e resenhas positivas não se frustraram. Um milagre.

Poucas vezes me vi tão envolvido com uma peça de teatro a ponto de lê-la e a alguns comentários críticos como preparação. A última vez que me lembro de ter feito algo parecido foi quando revi, há três anos, a adaptação que o Peter Brooks fez do Mahabharata, algo que comentei aqui. Também me lembro de ter lido uma peça do Plínio Marcos, talvez Navalha na carne, sei lá eu, mas meramente porque ia vê-la no teatro e, como acho suas peças pouco palatáveis, preferi ler o enredo antes, pra não passar mal durante o espetáculo.  

Enfim, feliz de ter me colocado nesta aventura, que ainda tem prevista uma leitura (a introdução de Elizaveta Fen à tradução em que li Tio Vânia) e outra adaptação teatral filmada (a de Conor McPherson) num DVD que comprei para poder ver. A que extremos me leva minha empolgação lunática, nihil noui sub sole. Ainda achei três filmes que mencionam a peça de alguma forma numa plataforma cultinha de que tenho assinatura. 

Espero que a empolgação se mantenha e que a frustração não se imponha na semana que vem, em Berlim, quando vir Penthesilea: Ein Requiem, direção de Nino Haratischwili. Espero mesmo, daí quem sabe me empolgo pra ler o livro premiado dela. Ou o outro, o quase premiado. 

23/3/2024

Nenhum comentário: